Mais do que uma cartela de cores, a comunicação visual em projetos escolares vai além e visa alcançar frentes que promovam o desenvolvimento cognitivo dos alunos e impulsionam o que a escola se propõe a representar.
A comunicação visual se tornou muito importante nos últimos anos em diversos segmentos de projetos, sejam eles executados por designers, arquitetos, projetistas, paisagistas e engenheiros. É uma etapa que estará sempre presente em algum momento, será pensada e analisada como um tópico imprescindível para uma entrega bem-sucedida.
Você sabe por quê?
A comunicação visual representa tudo aquilo que uma marca, instituição ou um nome é e como ele deseja ser percebido. Além disso, a comunicação visual também promove sensações e eleva o aproveitamento de um ambiente, principalmente quando falamos de escolas.
A escola é um espaço de desenvolvimento e é nesse ambiente que a aprendizagem alcança diferentes aspectos, além de, claro, ser um lugar onde os alunos podem alcançar diferentes níveis de descobertas cognitivas, sociais e terem a mão ferramentas que impulsionam diversas interações e experiências de compartilhamento essenciais.
Um projeto de comunicação visual bem aplicado pode elevar isso a outro patamar, principalmente por permitir que diferentes estratégias pedagógicas entrem em cena. Como exemplo de uma proposta bem-sucedida, trouxemos um de nossos cases para uma rápida análise: a unidade do Colégio Etapa Vila Mascote.
O colégio Etapa entrega uma premissa única para cada um de seus alunos:
“Mais de você em você mesmo.”
Para reforçar isso, o projeto conta com cores fortes e salas distribuídas em um formato intuitivo, onde o aluno aproveita a estratégia pedagógica ao máximo em qualquer ambiente do colégio.
Além da proposta pedagógica, as cores foram usadas para aguçar a criatividade e imaginação dos alunos, dessa forma, eles podem explorar seus próprios sentidos e aproveitar um ambiente que não limita ou descarta suas próprias descobertas e evoluções.
Reforçando as cores do colégio a quadra foi construída ao ar livre para o máximo aproveitamento das atividades, além de expor o aluno a diferentes ambientes no contexto escolar.
Com esse case não é difícil perceber como a estratégia de comunicação visual foi usada a favor da proposta pedagógica estipulada, além disso, cada ambiente absorve um contexto único para que a criatividade do aluno seja exposta a fatores determinantes para o sucesso de cada atividade proposta.
Indo além da proposta estratégica pedagógica, ao se deparar com um Colégio Etapa você consegue entender que a metodologia de ensino é dedicada, assim como sabe diferenciá-lo de outras escolas apenas pela fachada.
A missão da comunicação visual em projetos escolares é justamente essa: abraçar o aluno e mostrar, na prática, as diferentes propostas que um ambiente pode oferecer.
E aí, vamos juntos construir um ambiente dedicado, elevando a comunicação visual do projeto escolar? Construímos sempre o melhor para o futuro!
Leia também: