Comunicação visual em projetos escolares

Mais do que uma cartela de cores, a comunicação visual em projetos escolares vai além e visa alcançar frentes que promovam o desenvolvimento cognitivo dos alunos e impulsionam o que a escola se propõe a representar. 

A comunicação visual se tornou muito importante nos últimos anos em diversos segmentos de projetos, sejam eles executados por designers, arquitetos, projetistas, paisagistas e engenheiros. É uma etapa que estará sempre presente em algum momento, será pensada e analisada como um tópico imprescindível para uma entrega bem-sucedida. 

Você sabe por quê? 

A comunicação visual representa tudo aquilo que uma marca, instituição ou um nome é e como ele deseja ser percebido. Além disso, a comunicação visual também promove sensações e eleva o aproveitamento de um ambiente, principalmente quando falamos de escolas.

A escola é um espaço de desenvolvimento e é nesse ambiente que a aprendizagem alcança diferentes aspectos, além de, claro, ser um lugar onde os alunos podem alcançar diferentes níveis de descobertas cognitivas, sociais e terem a mão ferramentas que impulsionam diversas interações e experiências de compartilhamento essenciais.

Um projeto de comunicação visual bem aplicado pode elevar isso a outro patamar, principalmente por permitir que diferentes estratégias pedagógicas entrem em cena. Como exemplo de uma proposta bem-sucedida, trouxemos um de nossos cases para uma rápida análise: a unidade do Colégio Etapa Vila Mascote.

O colégio Etapa entrega uma premissa única para cada um de seus alunos:  

“Mais de você em você mesmo.”

Para reforçar isso, o projeto conta com cores fortes e salas distribuídas em um formato intuitivo, onde o aluno aproveita a estratégia pedagógica ao máximo em qualquer ambiente do colégio. 

Além da proposta pedagógica, as cores foram usadas para aguçar a criatividade e imaginação dos alunos, dessa forma, eles podem explorar seus próprios sentidos e aproveitar um ambiente que não limita ou descarta suas próprias descobertas e evoluções.

Reforçando as cores do colégio a quadra foi construída ao ar livre para o máximo aproveitamento das atividades, além de expor o aluno a diferentes ambientes no contexto escolar. 

Com esse case não é difícil perceber como a estratégia de comunicação visual foi usada a favor da proposta pedagógica estipulada, além disso, cada ambiente absorve um contexto único para que a criatividade do aluno seja exposta a fatores determinantes para o sucesso de cada atividade proposta. 

Indo além da proposta estratégica pedagógica, ao se deparar com um Colégio Etapa você consegue entender que a metodologia de ensino é dedicada, assim como sabe diferenciá-lo de outras escolas apenas pela fachada. 

A missão da comunicação visual em projetos escolares é justamente essa: abraçar o aluno e mostrar, na prática, as diferentes propostas que um ambiente pode oferecer.

E aí, vamos juntos construir um ambiente dedicado, elevando a comunicação visual do projeto escolar? Construímos sempre o melhor para o futuro! 

Leia também:

Quadras Escolares – Entenda como o piso certo pode promover a adesão do Esporte entre crianças e adolescentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Financie Sua Obra

Possui dúvidas sobre como funciona e qual a melhor forma de financiar sua obra? Preencha o formulário abaixo contando sua dúvida que em breve entraremos em contato!

×