Mulheres na Construção Civil – 6 grandes obras construídas ou projetadas por mulheres!

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Edith Clarke, primeira engenheira eletricista da história.

Em Março comemora-se o Dia Internacional das Mulheres, e em homenagem à data trouxemos alguns dados e curiosidades sobre as mulheres na construção civil. Por exemplo, você sabia que o curso de Engenharia no Brasil teve sua primeira turma oficial iniciada em 17 de dezembro de 1792? E que, apesar disso, a formatura da primeira engenheira só aconteceu em 1917, 125 anos depois? Pois é, apesar dessa diferença de tempo, de lá pra cá as mulheres não ficaram para trás e construíram carreiras e obras magníficas, e nós vamos mostrar algumas aqui e temos certeza de que você já deve ter visto ou visitado alguma delas! 

  1. A Ponte de Brooklyn foi construída e finalizada graças a Emily Roebling. Emily herdou de seu pai o interesse por engenharia, o que a levou a estudar matemática, resistência dos materiais e construção de cabos. O projeto da ponte foi realizado pelo pai de Emily e quando ele faleceu, Emily supervisionou a obra ao lado de seu marido. Emily foi a primeira pessoa a cruzar a ponte, antes de ser finalizada, uma semana antes de sua inauguração. Até hoje a ponte possui uma placa com uma dedicatória a Emily.
(Ponte de Brooklyn)
(Placa dedicatória)
  1. A Usina Capivari – Cachoeira, considerada a maior hidrelétrica subterrânea do sul do Brasil, foi projetada por Enedina Marques, a primeira mulher a se formar em engenharia civil no estado do Paraná e a primeira negra a se formar em engenharia.
Os 30 municípios que tiveram seus territórios atingidos por reservatórios de usinas da Copel receberam R$ 59,6 milhões em 2018 como forma de compensação financeira pelo uso de recursos hídricos para fins de aproveitamento de potencial energético. – Curitiba, 24/01/2019 – Foto: Divulgação Copel
  1. O Museu de Arte Contemporânea do Século XXI, que fica em Kanazawa, no Japão, foi projetado por Kazuyo Sejima, arquiteta japonesa e detentora do Prêmio Pritzker, conquista de maior importância para a arquitetura.
(21st Century Museum of Contemporary Art)
  1. O Flatiron Building, um dos edifícios mais famosos de Nova York, foi um dos primeiros arranha-céus a serem construídos e conta com 93 metros de altura. Uma das responsáveis por esse projeto foi Elmina Wilson, primeira mulher americana a concluir um curso de engenharia, fez mestrado e doutorado na área e se tornou professora associada (segundo cargo mais alto na docência mundial).
(Flatiron Building)
  1. O Centro Aquático de Londres foi projetado pela arquiteta de origem iraquiana-britânica Zaha Hadid. O edifício foi construído procurando imitar o movimento da água, com a intenção de passar uma sensação de fluidez. Ele conta com duas piscinas de 50 metros e uma de 20 metros, projetadas para os Jogos Olímpicos de 2012.
  1. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), famoso cartão postal da cidade de São Paulo, é um marco da arquitetura brutalista, além de ser tombado por três instâncias de proteção aos patrimônios: IPHAN, Condephaat e Conpresp. Famoso pelos vãos de 70 metros, a responsável pelo projeto inconfundível é a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi
(Museu de Arte de São Paulo)

Grandes obras, grandes mulheres! 

Leia também:
Elementos, cores e detalhes de obras hospitalares da Tribase para inspirar o seu projeto!
As construções mais espetaculares do mundo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Financie Sua Obra

Possui dúvidas sobre como funciona e qual a melhor forma de financiar sua obra? Preencha o formulário abaixo contando sua dúvida que em breve entraremos em contato!

×