Construir o melhor para o futuro envolve três pilares fundamentais: qualidade, confiabilidade e criatividade. Projetos educacionais exigem muita experiência e isso vai além de levantar paredes para um espaço. Falamos, principalmente, sobre segurança, bem-estar e inspiração. Falamos sobre um edifício que vai abrigar nossos futuros engenheiros, médicos e professores. É pensando nisso que nossos profissionais vão explicar em detalhes a importância de incorporar cada um desses processos na construção de um projeto educacional.
Aqui você vai encontrar:
Qual a diferença de um projeto educacional?
Quais são os principais deveres de uma construtora com um projeto educacional?
Como construir espaços educacionais saudáveis e inspiradores?
Construindo o melhor para o futuro!
Para iniciarmos o assunto, é sempre importante lembrar que projetos são únicos e requerem processos, materiais, soluções e atenção totalmente distintas e dedicadas. Quando falamos sobre obras educacionais, há um aspecto em comum que precisamos considerar: esses espaços, além de seguros e funcionais, devem promover o bem-estar e a inspiração dos seus futuros alunos e professores. Logo, todo projeto e as etapas executadas devem ser direcionadas para esse objetivo. Mas, vamos entender:
Qual a diferença de um projeto educacional?
A proposta pedagógica da construção!
Embora existam processos e etapas similares, quando falamos sobre um projeto educacional contamos também com:
- O objetivo da construção, que vai levar em conta aspectos e elementos que promovam a aprendizagem;
- O design que vai distribuir espaços, cores e funcionalidade para cada ambiente, de acordo com sua proposta central;
- Construção de espaços totalmente inclusivos, que abracem as necessidades e particularidades dos alunos e do corpo docente.
Os projetos educacionais são projetados especificamente para facilitar o aprendizado e a aquisição de conhecimento. Eles exigem consideração cuidadosa para criar experiências educacionais eficazes e envolventes.
Quais são os principais deveres de uma construtora com um projeto educacional?
Lembra que mencionamos que construir o melhor para o futuro envolve qualidade, confiabilidade, criatividade e, claro, experiência?
Quando uma construtora está envolvida em um projeto educacional, seus principais deveres e responsabilidades, normalmente, se estendem além das tarefas tradicionais de construção, considerando, também, etapas como:
Conformidade com os regulamentos e normas
Projetos educacionais contam com normas específicas e levantar a construção sob elas é parte fundamental. Isso inclui a obtenção de licenças e inspeções necessárias para garantir que a construção atenda a todos os requisitos.
Coordenação com as partes Interessadas
A construtora faz a ligação com as diversas partes interessadas envolvidas no projeto educacional. Isso inclui a colaboração com o proprietário do projeto, arquitetos, engenheiros, instituições educacionais e outras partes para garantir uma comunicação eficaz e alinhar as atividades de construção com os objetivos gerais do projeto.
Entrega e Garantia
Após a conclusão da construção, é necessário iniciar a supervisão, abordando qualquer questão pendente, fornecendo a documentação necessária e garantindo que o projeto educacional atenda a todas as especificações e padrões exigidos.
Como construir espaços educacionais saudáveis e inspiradores?
Construir espaços educacionais saudáveis e inspiradores envolve vários fatores, alguns como:
Luz
A luz natural tem um impacto positivo no humor, na produtividade e no bem-estar. Para ampliar o efeito, deve-se considerar o uso de janelas e claraboias, reduzindo a dependência de iluminação artificial. Como fizemos neste ambiente do Colégio ETAPA:
Acústica
Um trabalho de excelência acústica promove experiência, reduz os níveis de ruído e cria um ambiente de aprendizado silencioso e focado. Incorporar materiais de absorção de som, layouts de sala estratégicos e isolamento adequado minimiza distúrbios de ruído e melhora a inteligibilidade da fala, como fizemos para o auditório da Escola Builders.
Espaços flexíveis e versáteis
Espaços educacionais precisam ser adaptáveis e flexíveis para acomodar diferentes atividades de aprendizado e métodos de ensino. Essa sala de idiomas do nosso projeto com o Colégio Arquidiocesano é uma ótima referência!
Integração da natureza e espaços verdes
Isso pode envolver áreas de aprendizado ao ar livre, jardins na cobertura, plantas internas ou pátios ajardinados. Conectar os alunos com a natureza aumenta o bem-estar, reduz o estresse e melhora o foco. Veja um exemplo dessa integração na construção do projeto da biblioteca do Colégio Arquidiocesano.
Cor e Estética
Cores e estéticas que promovam uma atmosfera positiva e inspiradora fazem toda a diferença. Considere usar uma variedade de cores para estimular a criatividade e o engajamento. Criar espaços visualmente atraentes, que reflitam os valores e a identidade da instituição educacional é importante para todos os envolvidos. Como no laboratório do nosso projeto com o Colégio ETAPA.
Segurança e proteção
Espaços educacionais precisam ser projetados com segurança e proteção. Um exemplo disso são as catracas de identificação, instaladas no hall do Colégio Etapa.
Construindo o melhor para o futuro!
Os exemplos acima são propostas diferentes, espaços distintos e materiais variados, todos pensados e projetados para promover ambientes educacionais saudáveis e inspiradores. Esse é o segredo para um projeto bem desenhado e bem executado. Só assim se constrói o melhor para o futuro! Acesse aqui e confira nosso portfólio de obras educacionais.
Leia também: