Vamos falar sobre um dos materiais mais consumidos no mercado da construção: o concreto.
Para que você tenha uma ideia, em 2021, na Conferência do Concreto realizada pela Associação Global do Cimento (GCCA), apresentou-se um levantamento onde os edifícios estão em primeiro lugar no ranking de construções que consomem esse insumo. Segundo a European Ready Mixed Concrete Organization (ERMCO), cerca de 61% por cento de todo o concreto produzido globalmente é direcionado para a construção deste segmento, tanto para obras comerciais quanto habitacionais.
Essa é uma tendência mundial do mercado imobiliário, considerando, principalmente, a ascensão da verticalização cada vez mais presente nas escolhas de investidores do setor.
A popularidade desse material não se construiu em vão, visto que a versatilidade do uso já data de séculos. Além de ser um insumo fácil de ser moldado, dada a sua composição de ativos plásticos, ele é também, durável e econômico. Outro fator bastante relevante em relação a ele é a sua alta resistência à água.
Normalmente, o concreto é composto por:
Plastificantes – esses ativos contribuem para a redução da água que deve ser adicionada a massa e mantém a resistência do material.
Retardadores – são adicionados à composição para evitar a perda de consistência do produto e reduzir o calor de hidratação, evitando rachaduras quando seco.
Aceleradores – otimizam o uso do concreto em baixas temperaturas e contribuem para a diminuição no tempo de desforma.
Incorporadores de ar – servem para aumentar a durabilidade do material, reduzem o nível de permeabilidade e são, normalmente, usados em concretos conhecidos como “pobres”.
Existem diversos outros tipos de aditivos que são incorporados ao concreto, tornando-o, assim, mais denso e específico a depender do uso. Sua durabilidade também está diretamente relacionada à forma como ele é tratado e usado na obra, por isso, uma construtora especializada faz toda a diferença no resultado.
O concreto está presente em todos os lugares e ajudou a consolidar o crescimento de grandes metrópoles, inclusive São Paulo, conhecida como a Grande Selva de Pedra. Abaixo você pode conferir algumas obras brasileiras, presentes em diferentes lugares do país, que se ergueram com o apoio de grandes volumes desse material tão comum, mas tão essencial para a construção:
Edifício Copan (SP)
Foto: https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/photos/a.646412452119303/3465347423559111/?type=3
Edifício Millennium Pallace | Balneário Camboriú (SC)
Foto: https://portal.amigoconstrutor.com.br/grandes-construcoes-conheca-o-edificio-millennium-palace/
Cidade Administrativa de Minas Gerais | Belo Horizonte (MG)
Foto: https://portal.amigoconstrutor.com.br/grandes-construcoes-cidade-administrativa-m/
Somos parte desse sistema de construção que caminha rumo ao avanço, usando não somente o concreto, mas recursos de qualidade que otimizam a entrega e promovem a qualidade. Nosso objetivo é, e sempre será, construir o melhor para todos!
Leia também: