Por que a Torre de Pisa não cai?

Vamos a uma curiosidade do mundo da engenharia? 

Bom, você com certeza conhece a Torre de Pisa! Seja por cartões postais, fotos ou visitas à sua terra natal, a torre é um marco da cidade de Pisa e um dos símbolos mais marcantes e importantes da Itália. Mas, com certeza, você já deve ter se perguntado: porque ela não cai? 

A equipe Tribase te conta!

Antes disso, vamos entender que ela nem sempre foi inclinada. A construção da torre aconteceu entre 1178 e 1370 e a estrutura foi erguida com o intuito de abrigar os sinos da Catedral. Porém, a construção foi projetada sob um solo muito frágil, pantanoso e instável que, claro, não podia suportar as mais de 14 mil toneladas do monumento. Com isso, ainda durante a construção, a torre começou a inclinar e não parou mais.

No entanto, há um detalhe simples, mas fundamental, que fez com que a estrutura permanecesse de pé: a física. O ponto de equilíbrio da torre é estável, ou seja, o ponto de gravidade da construção ocupa o maior espaço da torre. Dessa forma, um tipo de torque (campo de grandeza vetorial da física que está associado a força capaz de produzir rotação em um corpo) é produzido e impede que a torre venha ao chão. Mas esse não é um cenário permanente. Conforme o ângulo dessa inclinação aumenta, o centro de gravidade perde o torque. Logo, a queda da torre seria uma tragédia inevitável.

É justamente por esse motivo que a torre passa por vistorias e monitoramentos constantes, a fim de acompanhar, calcular e mensurar a inclinação e garantir que ela não vai cair. 

E isso já quase aconteceu! 

Em meados de 1990 a torre alcançou, perigosamente, a inclinação de 5 º e os engenheiros sabiam que a construção estava se aproximando da borda externa e isso significava que ela iria cair. Rapidamente, uma operação foi montada e iniciou-se uma delicada jornada que durou anos para deixá-la em uma inclinação segura e aceitável. Atualmente a torre tem uma inclinação de 4º e a sua linha vertical traçada a partir do centro de gravidade ainda está segura, dentro da base. Uma das soluções das dezenas de profissionais envolvidos foi a de acrescentar um contrapeso na base da torre de 800 toneladas de chumbo. 

Todas as medidas de prevenção e o monitoramento constante asseguram que a torre estará de pé e estável por, pelo menos, três décadas. Um grande alívio para os amantes do monumento, não é mesmo?

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Financie Sua Obra

Possui dúvidas sobre como funciona e qual a melhor forma de financiar sua obra? Preencha o formulário abaixo contando sua dúvida que em breve entraremos em contato!

×